* Em casos de manchas leves na superfície do couro, removê-las com um pano úmido e limpo, mas se a mancha é mais profunda, procurar serviços de profissionais em limpeza de couro, jamais usar fluídos de limpeza, detergente, óleos ou álcool.
* Se a peça de couro pegar chuva ou umidade deixá-la ventilar e secar à temperatura ambiente, nunca secá-la no calor direto.
* Não guardar a peça de couro em saco plástico. A falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo.
* Se surgirem sinais de mofo, usar um pano úmido de algodão ou flanela para removê-lo.
Leia a seguir dicas de especialistas para que seus calçados de couro durem mais:
O sapato costuma ser um dos itens mais esquecidos do guarda-roupa, pois são deixados de lado logo que chegamos em casa, não sendo limpos corretamente. A dica é limpar os sapatos sempre com uma escova macia, sabão neutro e pano úmido. Vale lembrar de que nunca se pode aplicar produto químico no couro nem mergulhar o material na água, pois o excesso de água danifica sua cor e textura.
Além disso, é importante secar os calçados na sombra, em locais arejados e secos. Isso porque o sol deforma das matérias primas que compõe o calçado. Caso os olhe acidentalmente, procure secá-los à temperatura ambiente e de forma natural.
Vale lembrar de que esses cuidados devem ser aplicados em todos os itens elaborados em couro natural, como jaquetas, bolsas, calçados, pastas, luvas, etc. Procure guardá-los em locais arejados, pois se forem armazenadas em locais abafados, correm o risco de desbotar e mofar. Caso surgirem esses sinais, passe um pano suavemente umedecido.
Por fim, para que os calçados durem a vida toda, também é preciso mudar certos hábitos na hora de armazená-los. Limpe-os antes de guardar, procurando deixá-los ao lado de outros pares e fora da caixa, além de nunca deixá-los empilhados.
Por Selma Isis
www.zevariedades.com